GeoDia em São Francisco de Itabapoana

Atividades Culturais e Espetáculos

Em 08/10/2022, sábado, a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 10ª edição do evento, em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade (06/10/2022), com visita a um importante geossítio.

A atividade ocorrerá pela manhã, das 09:30 às 13h, nas Falésias na Praia da Lagoa Doce, em São Francisco de Itabapoana, onde será possível discutir a origem, evolução e relevância dessas importantes e belíssimas feições geológicas/geomorfológicas.

A Praia da Lagoa Doce é uma das praias mais bonitas do município, com pouco mais de 4 km de extensão. Possui paisagem exuberante, vegetação típica de restinga e mar raso propício para banho. Destacam-se as falésias ativas na Ponta do Retiro e o farol da Marinha do Brasil de onde se tem uma vista da deslumbrante paisagem.

A praia se estende até a foz do rio Itabapoana, limite entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por sua beleza e atributos geológicos e geomorfológicos, é um local atrativo para o lazer e, também, para atividades científicas e educativas.

As falésias, que variam entre tons marcantes de vermelho ao branco, estendem-se por toda faixa de areia e chegam a alcançar até 10 m de altura. Essas rochas fazem parte de uma unidade geológica denominada Formação Barreiras, que ocorre desde o Amapá até o Rio de Janeiro, caracterizada por depósitos arenosos e argilosos de cores variadas, muito ferruginosos.

A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Quer participar conosco? A ficha de inscrição para a atividade já está disponível e as vagas são limitadas: https://forms.gle/1wVUE8fWhETPYR9f6

É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.

Dia(s): 8 out 2022

Local: Falésias na Praia da Lagoa Doce
Farol da Ponta do Retiro - Praia da Lagoa Doce - RJ-196, São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro, 28230-000, Barra Seca

Período de inscrição: Até 08/10/2022