Outubro Docente

Debates e Encontros

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

O evento terá início no dia 6 de outubro de 2022 às 14h e contará com a participação do Decano do CT, Prof. Walter Suemitsu, que fará a abertura da programação. Com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos”, o primeiro debate terá a presença do ex-diretor do Parque Tecnológico e professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto, da professora da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe/UFRJ, Gabriela Ribeiro Pereira e Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas, todos serão bem-vindos. Para participar das atividades, não é necessário inscrição prévia, apenas comparecer no auditório ou acompanhar a transmissão simultânea no Canal do CT no Youtube.

Confira a programação completa do Outubro Docente:

Dia 06 de outubro de 2022 às 14 horas
Docência no Ensino Superior – Dilemas Contemporâneos
Convidados: José Carlos Pinto (PEQ/Coppe), Daniel Tinoco (PEQ/Coppe), Gabriela Pereira
(Metalmat/Coppe) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 13 de outubro de 2022 às 14 horas
Acessibilidade, Inclusão e Docência: com quem eu falo?
Convidados: Jeane Alves (FE/UFRJ), Leonardo R. Coelho (IMPG/UFRJ), Nuccia de Cicco (IBqM/UFRJ), Rose Lane Gadelha (FL/UFRJ) e Marta Tapias (Escola Politécnica/UFRJ)

Dia 14 de outubro de 2022 às 10 horas
Saúde Mental na Academia
Convidadas: Fátima Erthal (IBCFF/UFRJ), Nathália Kimura (PR-7/UFRJ) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)