Geografias mais-que-humanas de policiamento

Debates e Encontros

Em cidades do mundo inteiro, espaços urbanos e populações são policiados por uma ampla gama de agentes interligados: a polícia, os militares, guardas de segurança uniformizados, vigias voluntários de bairro e também, em muitos casos, grupos criminosos. Além desses vários agentes policiais públicos e privados, a proteção da vida e da propriedade também envolve uma ampla gama de entidades não- humanas: desde muros altos e portões eletrônicos, até armamentos e sistemas de alarmes. Além disso, muitos temerosos residentes urbanos se voltam para entidades espirituais, de Deus ou Alá a espíritos ancestrais e santos padroeiros, em busca de segurança. O policiamento urbano é montado através das conexões dinâmicas entre estes elementos humanos e não-humanos.

Esta apresentação explora a política de proteção e de perigo para além do humano. Como as entidades não-humanas, desde os cães de segurança até as tecnologias digitais, inscrevem-se no policiamento urbano? Como elas estruturam as relações entre protetores e protegidos? Entre espaços urbanos ameaçados e ameaçadores?

Enfatizando o papel político de várias tecnologias, objetos materiais e entidades espirituais, a apresentação abre uma perspectiva mais-que-humana sobre as conexões entre o policiamento urbano e a desigualdade. Com base em pesquisas etnográficas em cinco cidades, discutimos como se desenrola a política de proteção na vida cotidiana; como a proteção é alcançada através de diferentes configurações sociomateriais que negligenciam ou agravam vulnerabilidades e legitimam diferentes formas de poder. Ao mesmo tempo em que se destaca o papel do policiamento público e privado, a apresentação argumenta que também precisamos entender como entidades não-humanas integram estas relações políticas de proteção e de perigo.

______________________________________________________

Nesta quinta-feira, 10/11/2022, o IFCS/UFRJ receberá Rivke Jaffe e Carolina Frossard, da Universidade de Amsterdã, para uma palestra ousadíssima sobre policiamento e a heterogeneidade de atores que o compõem.

Quem se interessa por estudos urbanos, vigilância e tecnopolíticas não pode ficar de fora!

Onde: IFCS-UFRJ, Sala 109 (Evaristo de Moraes Filho)
Quando: 10/11/2022 às 14h

O evento contará com a emissão de certificados!

Dia(s): 10 nov 2022

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), sala 109
Largo São Francisco de Paula, 1, sala 109, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Período de inscrição: Não é necessária inscrição