Movimentos sociais durante pandemia são tema de livro da Editora UFRJ

Exposições, Mostras e Lançamentos

Relatos de combate: movimentos sociais na pandemia, publicado pela Editora UFRJ e organizado por Dulce Pandolfi e Paulo Fontes, será lançado no dia 16 de novembro de 2022, das 17h às 19h, na livraria Folha Seca, à rua do Ouvidor, 37. O livro, que reúne uma versão editada de trinta entrevistas realizadas em 2020, já está à venda e também disponível gratuitamente no site da Editora https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/18121/1/Relatos-de-combate.pdf.

Dulce Pandolfi é historiadora e assessora da Universidade da Cidadania/UFRJ (UC/UFRJ) e Paulo Fontes é professor do Instituto de História da UFRJ e diretor da UC, cuja missão é promover o diálogo, o intercâmbio e a troca de saberes entre o mundo universitário e os movimentos sociais. As entrevistas foram dadas ao podcast Rádio Cidadania, que tem como proposta entrevistar ativistas e lideranças de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil em geral.

O livro é um valioso testemunho das lutas e dos desafios dos nossos tempos e oferece um rico mosaico da diversidade, riqueza e vitalidade dos movimentos sociais, em especial em um momento de enorme crise sanitária, econômica e política.

Nas entrevistas foram coletados depoimentos de representantes de entidades e movimentos dos mais variados perfis: alguns de base territorial nacional, com ramificações internacionais, como é o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Marcha Mundial das Mulheres (MMM); outros com uma atuação local, como os inúmeros “coletivos” que têm proliferado em favelas e comunidades do Rio de Janeiro; e aqueles mais tradicionais e consolidados, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Anistia Internacional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a União Nacional dos Estudantes (UNE), e tantos outros, não menos importantes, mas talvez menos convencionais ou menos estruturados, como os movimentos de pessoas em situação de rua, de ambulantes, de catadores de lixo, de entregadores ou de torcedores de futebol.

O livro também aborda temas de amplo interesse, como direitos humanos, cultura, sindicalismo, agroecologia, saúde, religião, uberização, tortura, habitação, questão indígena, futebol, hip-hop, reforma agrária, movimento estudantil, juventudes, feminismo e racismo, além de muitos outros. Essas entrevistas possibilitam interessantes reflexões sobre o papel, o significado e a importância dos movimentos sociais hoje, não apenas no Brasil, mas também no mundo.

Relatos de combate: movimentos sociais na pandemia
Dulce Pandolfi e Paulo Fontes (org.)
342 p. ; 14x21cm.
ISBN: 978-65-88388-211
Editora UFRJ, 2022
Lançamento: 16 de novembro de 2022, das 17h às 19h, livraria Folha Seca, rua do Ouvidor, 37