IV Colóquio El Porvenir del Paisaje

Congressos, Seminários e Simpósios

Escutas ancestrais, cidadania ambiental e acordos para o bem viver são temas que fundamentam debates e discussões no VI Colóquio Internacional El Porvenir del Paisaje a ser realizado no Brasil, em agosto de 2024, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

A iniciativa deste VI Colóquio El Porvenir del Paisaje tem como foco a discussão da ideia de sociedade do conhecimento socioambiental, ou seja, uma proposta de conscientização sobre a necessidade de gestão do conhecimento (BURKE, 2015) para que, desse modo, seja possível definir quadrantes conceituais para: (i) reposicionar questões relacionadas ao campo de ensino-pesquisa em paisagem (teorias e práticas); (ii) identificar tensões geopolíticas e econômicas que concorrem para analisar as crises no meio ambiente; e (iii) fortalecer a prática de argumentações, contra-argumentações e controvérsias a respeito dos domínios da ética ambiental. Cada uma dessas camadas ao serem associadas contribui para dimensionar conflitos sociais, compreender limitações territoriais e pensar alternativas para o futuro da paisagem da América Latina.

As narrativas do arco temático proposto para a edição de 2024 estão diretamente associadas aos eixos de discussão que a comunidade transnacional do fórum consolidou como agenda de debate e reflexão ao longo das cinco edições do evento. Os eixos são cinco e propõem os seguintes recortes:

EIXO I – Transculturalidade paisagística: patrimônio e diversidade artística;
EIXO II – Direitos da natureza e ética ecológica;
EIXO III – Multiplicidade sensorial: natureza, arte e performatividade;
EIXO IV – Produção e Gestão de paisagens: historicidades, preservação e conservação;
EIXO V – Pedagogia paisagística: educação e projetos

A proposta temática do VI Colóquio incentiva formulações críticas, abordagens analíticas e ensaios propositivos no campo das artes visuais e do projeto de paisagem que, em conjunto, enfatizam: (i) a relevância das escutas ancestrais, (ii) a emergência da ideia de cidadania ambiental, e (iii) a providência de propostas que fortaleçam acordos para o bem viver.

VI COLOQUIO INTERNACIONAL

Dia(s): 3 ago 2024 - 7 ago 2024
Horário: O dia inteiro

Local: Escola de Belas Artes