IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade de Évora e Fundação Casa de Rui Barbosa, realizará o IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro e terá como tema central “Conservação-Restauração: a unidade na transdisciplinaridade”, tendo em vista sua complexidade como área do conhecimento científico e suas especificidades. Neste encontro objetivamos aprofundar o debate acerca da relevância e função da Conservação-Restauração na gestão do patrimônio cultural, considerando a inserção de novas tecnologias e de parâmetros científicos em ações integradas de preservação, a atuação do conservador-restaurador, bem como a avaliação dos processos de formação nos níveis de graduação e pós-graduação.  Nesta perspectiva, visamos promover um fórum de discussões e intercâmbio através da troca de experiências entre profissionais e instituições da área e a interlocução entre o Estado e as Universidades para a formulação de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e o estreitamento das relações entre instituições de língua portuguesa.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais; estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área de Patrimônio Cultural; profissionais Conservadores-Restauradores; profissionais de museus, arquivos e bibliotecas; docentes e pesquisadores da área de conservação e restauração; agentes culturais e procedentes de cargos da administração pública voltados para a área da cultura.

Dia(s): 27/11/2017 - 01/12/2017

Local: Fundação Casa de Rui Barbosa