Lançamento CD Sacra Vox

A Escola de Música convida para o lançamento do CD Sacra Vox – Música coral sacra brasileira da segunda metade do século XX, na próxima sexta-feira, dia 13/12, às 19h no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música.

O CD do Conjunto Sacra Vox apresenta a Missa Afro-Brasileira (De Batuques & Acalantos) de Carlos Alberto Pinto da Fonseca, obra composta em 1971, que foi considerada a mais relevante em seu repertório de composições sacras para coro, tendo sido premiada como a “melhor obra vocal do ano” em 1976, pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Nessa obra o compositor explorou o texto do Ordinário do Missal Romano junto a elementos rítmico-musicais da cultura Afro e do cancioneiro popular infantil.

Com esse sentido, acrescentou junto ao nome da obra “De Batuques & Acalantos”.

Esse CD traz como novidade a execução da obra com partes para percussão, como fruto de pesquisa, em arranjo realizado por Bianca Malafaia, Carlos Fecher, Nailson Simões e Valéria Matos. E apresenta também motetos dos compositores Henrique de Curitiba Morozowicz, Lindembergue Cardoso e Camargo Guarnieri.

O CONJUNTO SACRA VOX é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan. É dirigido pela Profa. Dra. Valéria Matos desde 2003. Tomando como referência o gênero sacro, o projeto realiza pesquisas, levantamento e resgate da produção musical para coro dos diferentes períodos históricos brasileiros, colocando em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural e social do país. O projeto realiza ações acadêmicas, culturais e artísticas próprias e em parcerias com instituições sociais e de ensino. Em 2018, recebeu da Secretaria de Cultura do Estado o ‘Diploma Heloneida Studart de Cultura’, pela destacada contribuição ao desenvolvimento da cultura no Rio de Janeiro.

13/12 – 6ªf – 19h
Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98

Dia(s): 13 dez 2019