Novas tecnologias para AaD (Aprendizagem a Distância)

Entrevistas e Palestras

O Prof. José Valdeni de Lima da UFRGS é o convidado do CCMN para debater sobre os desafios da Novas Tecnologias para AaD (Aprendizagem a Distância).

Resumo da palestra

A automatização da Inteligência (Aprendizagem de Máquina) impactou tanto a profissão de professor quanto outrora as máquinas na mão-de-obra braçal. Hoje um professor experiente consegue prever o diálogo personalizado com a maioria de seus alunos em função das dificuldades identificadas em suas disciplinas.

Os motores de busca, como o Google, evitam a leitura de dezenas, talvez centenas, de textos para encontrar um assunto específico. Vejam a Tese do Dr. Jorge Nazareno pelo PPGIE-UFRGS. Uma das grandes consequências do uso destas tecnologias no Processo de Ensino é promover uma aprendizagem com mais Autonomia e no Ritmo do aluno. Isto já está colocando a modalidade de Ensino a Distância (EaD) ainda mais em evidência. Os alunos mais inteligentes poderão fazer suas graduações na modalidade EaD com os professores mais inteligentes e preparados. E os Hiperdocumentos (verdadeiros Recursos de Aprendizagem), projetados didaticamente pelos grandes professores, farão a diferença.

Não tenho dúvidas. Alguns experimentos nas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (quase uma centena) que tenho orientado, principalmente aquelas na área da Informática na Educação, têm mostrado fortes indícios que as disciplinas na modalidade EaD (Ensino a Distância) têm permitido aumentar o número de aprovados com o aumento da média do desempenho dos alunos.

Dia(s): 14 abr 2022

Local:

Online: Informações do Evento.

Período de inscrição: Evento Livre
Site: https://www.youtube.com/c/CCMNUFRJ
Instituição responsável: CCMN - Centro de Ciência Matemáticas e da Natureza da UFRJ
Email do organizador: perim@ccmn.ufrj.br