Quarteto Suassuna e Marcelo Caldi na Mostra Arte de Toda Gente

Atividades Culturais e Espetáculos

Como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, sobem ao palco do Teatro Dulcina o Quarteto Suassuna (quarta, dia 30) e Marcelo Caldi (quinta, 31). As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr). A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente vem ocupando o Dulcina todas as quartas e quintas-feiras, desde o fim de fevereiro, e se estenderá até o final de abril. Às quartas, a programação fica a cargo do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e é mais dedicada à música clássica; às quintas, a seleção é do Bossa Criativa, que dá mais destaque à música popular. Ao lado do Um Novo Olhar, os dois projetos integram o programa ATG.

As atrações desta semana:
Quarteto Suassuna
O Quarteto Suassuna é formado por quatro instrumentistas residentes na cidade do Rio de Janeiro e atuantes no meio musical carioca: Andréia Carizzi e Luiz Felipe Ferreira (violinos), Samuel Passos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo), e foi formado em 2019. Eles se inspiraram na sensibilidade e grande dedicação do renomado escritor Ariano Suassuna à arte e à cultura brasileiras, prestando-lhe esta homenagem. Carizzi é membro efetivo e spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e conquistou, entre outros prêmios, o 2º lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosislio; Luiz Felipe é músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, pós-graduado em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e participou de vários festivais no país e no exterior; Samuel é, desde 2011, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB; Glenda é pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e violoncelista do Trio Porã e do Quarteto de Universidade Federal Fluminense.

Programa do concerto do Quarteto de 30/03:
1- Joseph HAYDN (1732-1809) – Quarteto op. 76 no4 em Si bemol maior “Sunrise” (1798) 23’
Allegro con spirito, Adagio, Minueto (Allegro) e Finale (Allegro ma non tropo)

Dimitri SHOSTAKOVICH (1906-1975) – Quarteto no1 Op. 49 em Dó maior (1938) 15’
Moderato, Moderato, Allegro molto e Allegro

Ernani AGUIAR (1950) – Quatuor (1971) 11’
Moderato, Movido, Lento e Vivo
Marcelo Caldi
Marcelo Caldi é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical… e tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Ele se apresentou como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, criando também arranjos inéditos para essas formações. Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e “Homenagem a Sivuca”, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.
Programa do concerto de 31/03:
Marcelo Caldi apresenta seu novo concerto solo, na sanfona e no piano, unindo peças clássicas e populares.
Noturno C – Edward Grieg
La dulzura de tu rostro – Delgado Palacios