O branco-objeto: O movimento negro situando a branquitude

O que constitui a identidade racial da branquitude? E que é branquitude, afinal? Como esta discussão é pautada no Brasil? Onde se localiza a braquitude crítica e antirracista neste debate?

Frente a tais questões, o Coletivo Negro Carolina de Jesus – UFRJ e o Coletivo Nuvem Negra convidam para a mesa “O branco-objeto: o movimento negro situando a branquitude” com o Professor Lourenço Cardoso.

Lourenço Cardoso é professor adjunto na Universidade de Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), formado em História pela PUC-SP, Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, sob orientação do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, e Doutor em Ciências Sociais pela UNESP-Araraquara.

Dando completude ao debate, estarão na mesa Mônica Nunes, do Coletivo Nuvem Negra, e Marcell Machado, do Coletivo Carolina de Jesus.

Data: 26/05, às 17h
Local: Salão Nobre — Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ

* Haverá emissão de certificado para os participantes *

Dia(s): 27/05/2017