O Brasil depois da pandemia: saúde e cidades

A saúde nas cidades brasileiras é o tema do próximo seminário da série “O Brasil depois da pandemia”, promovida pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No dia 25 de outubro, segunda-feira, às 9h30, cinco convidados apresentarão resultados de estudos de prospecção que serão publicados em acesso aberto no portal Saúde Amanhã, na seção Textos para Discussão. O evento será transmitido ao vivo pela VideoSaude Distribuidora da Fiocruz. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.

Participam do evento Luiz Cesar Ribeiro, professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Observatório das Metrópoles; Tadeu Oliveira; pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Juciano Martins Rodrigues, pesquisador e membro do Comitê Gestor do Observatório das Metrópoles; Waleska Teixeira Caiaffa, professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Observatório de Saúde Urbana; e Leo Heller, pesquisador da Fiocruz Minas e ex-relator das Nações Unidas para os direitos humanos à água e ao saneamento. A abertura será conduzida pelo coordenador da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Noronha, e a moderação ficará a cargo do geógrafo Ricardo Dantas, ambos pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

“A saúde no século XXI está sendo moldada por forças contrastantes. Mudanças demográficas, a globalização, as alterações climáticas, as desigualdades dentro das cidades e o movimento em direção à descentralização da tomada de decisão para o nível local têm implicações e efeitos diferenciais em moradores de cidades e metrópoles. Neste seminário, vamos discutir as tendências para a saúde urbana no horizonte dos próximos 20 anos, analisando as oportunidades e os riscos que as cidades oferecem para a saúde das pessoas e a organização dos sistemas de saúde”, adianta o coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, Leonardo Castro, pesquisador Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Seminário on-line O Brasil depois da pandemia: saúde e cidades
Dia 25 de outubro, das 9h30 ao meio-dia
Transmissão ao vivo pela VideoSaude Distribuidora da Fiocruz
Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br