O que a história ensina (e não aprendemos) sobre pandemias


Na próxima quarta-feira, dia 15 de abril às 14h, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ promove o seminário online “O que a história ensina (e não aprendemos) sobre pandemias?”. O evento contará com a participação do escritor Ruy Castro, autor do livro “Metrópole à beira-mar: o Rio moderno dos anos 20”; do historiador Cláudio Bertolli (UNESP), autor de “A gripe espanhola em São Paulo, 1918” , e a historiadora Heloísa Starling (UFMG), co-autora de “Ser republicano no Brasil Colônia e Brasil, uma biografia”. A mediação será feita por Isabel Martins (NUTES/UFRJ).

A proposta é analisar a conjuntura da atual crise de saúde pública, a partir de olhares da história social, da literatura e da epidemiologia, tecendo paralelos com a gripe espanhola e seus impactos nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Cada participante tem uma proximidade e estudos relacionados a essas três cidades. Revisitar esse processo histórico poderá colaborar para compreender o que aprendemos, ou não, com a experiência de outras pandemias no Brasil.

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, basta fazer a inscrição no link: https://bit.ly/SeminarioNUTES.

Essa atividade faz parte do XIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes. Devido à pandemia do Coronavírus, realizaremos uma série de seminários temáticos, relacionados às ciências, à educação e à saúde na atualidade com a colaboração do Grupo de Trabalho Nutes no combate à Covid-19.

Informações: seminários@nutes.ufrj.br

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 15/04/2020
Horário: 14:00 - 16:00

Local: Evento Virtual
Acessar o Link no corpo da Matéria
Acesso via Internet - Mundial CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:15/04/2020
Site: www.nutes.ufrj.br
Instituição responsável: Instituto Nutes
Email do organizador:seminarios@nutes.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99997-2952

Comments are closed.