Pequenas Ofélias e Icebergs

Exposição Pequenas Ofélias e Icebergs -Martha Werneck | Pintura Contemporânea
As pinturas de Martha Werneck fazem a fusão de duas imagens-conceito: o corpo das mulheres retratadas pela artista e os icebergs, referindo-se ao que constitui o inconsciente e o consciente do indivíduo. Ambos nos dizem sobre o que está visível em oposição ao que está submerso e profundo. Nessa pesquisa, a figura feminina transparece como um ser que cria e precisa inventar a sua identidade como mulher, na qual o insondável faz parte.
A reflexão apresentada pelas pinturas perpassa pela resistência e esforço das mulheres que trabalham com a criação artística e relutam em deixar essa potência submersa. Em retratos e autorretratos que dialogam com pequenas paisagens de icebergs, a pintora toca em questões que envolvem o feminismo como campo de atuação política da mulher artista, a expressão do que é ser e estar nesse papel de auto definição e de balizamento da identidade do feminino. A referência à personagem Ofélia da obra Hamlet, de Shakespeare, aborda o conceito da melancolia como propulsor da descoberta de si, de um renascimento através do suicídio simbólico.
A exposição, acompanhada de textos que expõem o processo de criação e a poesia dos trabalhos, é baseada em pesquisas que partem da estética Romântica do século XIX, além das investigações técnicas da linguagem da pintura figurativa contemporânea. Os trabalhos em óleo sobre madeira e sobre metal levam em conta sucessivas camadas de veladuras, fundos de imprimação colorida e underpaintings monocromáticos.
Martha Werneck é pintora, professora doutora e pesquisadora do Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu processo de criação é exposto no Instagram através do perfil @martha.werneck.

Carregando mapa ....

Dia(s): 09/08/2018 - 23/09/2018