RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – LIFE/ART PROCESS NO CURSO DE DANÇA DA UFRJ

Convocatória para Residência Artística>

– Criação e Apresentação de Performance –

com a artista do movimento Marie Close (Bélgica).

Life/Art Process® (LAP)
Nos dias 8, 9, 11, 15, 16 e 18 de maio de 2017, a artista do movimento MARIE CLOSE, diretora da Companhia Eau De La Danse, da Bélgica, estará realizando uma Residência Artística chamada LIFE/ART PROCESS® (LAP). A residência envolverá a seleção de alunos dos cursos de dança e contará com uma apresentação pública de uma performance nos dias 18 e 19 de maio.

Sobre Marie Close

Marie Close é bailarina, performer e pedagoga do movimento. Ensina dança contemporânea com enfoque que se chama Vida Arte Processo = Life/Art process. Marie Close já viajou por quase toda a Europa e América Latina realizando criações artísticas, cursos e workshops. Realizou estudos em Dança Contemporânea, Pesquisa somática (Feldenkrais, BMC), Improvisação, Performance e Yoga. Estudou na Califórnia com Anna Halprinm, revolucionária da Dança Pós-Moderna, e, desde então, vem participando de oficinas e ministrando Workshops de Life/Art Process®.

Segundo Marie Close: “Minha formação em Fotografia, me fez desenvolver olhar estético e sensível para a dança. No meu trabalho de formação de artistas-bailarinos, busco dar suporte para que o bailarino possa encontrar seu próprio ato performático, superar seus limites e revelar o invisível ao mundo”.

Para maiores informações, Veja o site:
www.eaudeladanse.be.
O que é Life/Art Process?

Life/Art Process combina um trabalho somático com um criativo através de uma exploração em movimento, utilizando também a voz, o desenho e a escritura poética. Entramos na criatividade e convidamos a revelar as mensagens do corpo, das emoções, das imagens, memória, símbolos. A lo largo da pesquisa a CNV (Comunicação Não Violenta) e utilizada para reforçar nosso processo artístico e de auto-conhecimento. A partir de la podemos construir um ato performativo de maneira coletiva e individual.

Nesta residência Marie Close desenvolverá uma introdução ao Life/Art Process. Vamos improvisar, criar, nos relacionar para deixar se expressar sobre a temática RAIZES. O que você quer acolher e oferecer ao mundo?
O LAP tem uma dimensão metafórica com a vida. Na abordagem de Marie, Close, ela sempre escolhe uma temática para pesquisar com as ferramentas de arte do LAP (dança, voz, desenho, escritura poética). A partir dessa temática, os artistas escolhem suas metáforas e a travessamentos em sua vida, como um caminho natural que aparece a lo longo do processo criativo.

Aqui investe-se no poder do arte e da performance como lugar de transformação pessoal e coletiva. A performance como ato psicomágico, um lugar para expressar o invisível.

O Life/Art Process permite ampliar o estado de presença em cena e depois voltar para a vida criando arte em cada respiro, uma consciência diferente de decretar a vida com a arte.
Sobre a inscrição/ seleção de bailarinos:

Serão selecionados 15 bailarinos (alunos dos cursos de Dança da UFRJ) e 5 professores para o processo de criação e apresentações da performance.

Os interessados devem enviar por o email:

– Currículo (máximo 1 lauda),
– Carta de intenção (máximo 1 lauda),
– Link de videos e imagens de seus trabalhos (máximo 5),
– Declarar no email disponibilidade para toda a agenda de ensaios e apresentações apresentada acima.

E-mail da seleção: residenciaraizes@gmail.com

Os emails deverão ser enviados até 30 de Abril.

Resultado da seleção: 03 de Maio.

Sobre a Residência Artística:

Processo de criação: dias 8, 9, 11, 15, 16 e 18 de maio de 2017.
horário: das 14h às 17h.
Local: DAC/ UFRJ

Apresentações:

*18 de Maio – 19:30 no Salão de Dança Helenita Sá Earp/ UFRJ,

*19 de Maio – 19:30 no Loft do Centro Coreográfico (CCO/RJ).

Dia(s): 8 maio 2017 - 18 maio 2017

Local: Escola de Dança da UFRJ
UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão, Avenida Carlos Chagas Filho, 540 Escola de Educação Física e Desportos, rio de janeiro, rio de janeiro, 21941-599

Valor: 0,00