Semana do cérebro (até 19/03/2023)

Outros

Na semana do dia 13/03/2023 ao dia 19/03/2023 teremos a Semana do Cérebro! A Semana Nacional do Cérebro é uma iniciativa voltada para a divulgação de estudos sobre o cérebro. O tema escolhido pela SBNEC é O Cultivo da Resiliência, e a proposta artística foi elaborada pela doutoranda Joana Paim da Luz.

É o que nós preparamos para vocês? Uma semana cheia de experiências das nossas alunas de iniciação científica Isabela Cândido e Nathália Reis, mestrado Gabriella Tavares, doutorado Mirella Maturano e pós-doutoranda Raissa Christoff. Estaremos postando diariamente vídeos, e vocês podem participar compartilhando conosco a experiência de vocês nos comentários do Instagram @neuroicbufrj!

Então já deixa marcado no calendário, aproveita e já salva esse post para não esquecer, e compartilha com os amigos para não perderem essa semana incrível!

13/03/2023
Reels sobre o cultivo da resiliência
“O Cultivo da Resiliência” é o tema da XII Semana Nacional do Cérebro. Na presente proposta artística, é ilustrada a heterogeneidade de nossas experiências, e como elas servem de terreno para os passos que firmamos frente ao futuro, que florescem com cada resposta resiliente diante de uma adversidade. SBNEC, 2023.

14/03/2023
Entrevista com a aluna de Iniciação Científica Isabela Candida
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Seu projeto de pesquisa se baseia na avaliação do potencial neuroprotetor de vesículas extracelulares derivadas de células estromais mesenquimais sobre as células ganglionares da retina, no Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular.

15/03/2023
Entrevista com a aluna de mestrado Gabriella Tavares
Bacharel em Biomedicina pela Universidade Estácio de Sá, habilitada em docência e pesquisa na área de Histologia Humana. Mestranda na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Anatomia Patológica, pesquisando sobre o efeito da exposição ao álcool na indução da ativação astrocitária mediada por modificações epigenéticas e o potencial terapêutico de S-adenosil metionina.

16/03/2023
Entrevista com a aluna de doutorado Mirella Maturano
Graduada em Biomedicina pela Universidade do Grande Rio. Mestrado em Morfologia (Neurociência) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e envolvida com projetos focados na esclerose lateral amiotrófica.

17/03/2023
Reels com a aluna de Iniciação Científica Nathalia Reis
Graduanda em Biofísica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu projeto de pesquisa se baseia na avaliação do papel das mutações em isocitrato desidrogenase no desenvolvimento de gliomas humanos, no Laboratório de Biomedicina do Cérebro.

18/03/2023
Entrevista com a pós-doutora Raissa Christoff
Graduada em Ciências Biológicas: licenciatura e bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi bolsista de graduação sanduíche pelo programa Ciências sem Fronteiras na University of Calgary – Canadá e aluna visitante no Laboratório de Neurofarmacologia da Universidade. Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas com ênfase em neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como principal foco de estudo o desenvolvimento do cortex cerebral e malformações congênitas causadas pelo vírus da Zika. Atualmente é pós-doutoranda do Laboratório de Investigação em Neuroprogramação da UFRJ.

19/03/2023
Reels “Você conhece o seu cerebro?”
O cérebro é o órgão chave do nosso sistema nervoso. Ele faz parte do nosso sistema nervoso central, responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do corpo.

Dia(s): 19 mar 2023
Horário: O dia inteiro

Local:

Online: Instagram Neurociências - ICB/UFRJ

Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: https://www.instagram.com/neuroicbufrj/
Instituição responsável: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ)
Email do organizador:
Telefone de contato: