Aula Inaugural HUCFF – 2023

Cursos e Aulas

A Comissão de Residência Multiprofissional e as Coordenações dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) têm a honra de convidá-los para a Aula Inaugural intitulada “Hospitais Sustentáveis e Promotores da Saúde: Integrando o Complexo da Saúde na Agenda 2030” que será proferida pela Enfermeira Clarice Maria de Araújo Rodrigues – @enfclaricearaujo.

Clarice Maria de Araújo Rodrigues é doutoranda em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) com ênfase na Sustentabilidade do Subsistema de Serviços do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) e pesquisadora do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento, Complexo Econômico Industrial e Inovação em Saúde (GIS/ENSP/Fiocruz).

A sustentabilidade é uma agenda incontornável para o Complexo da Saúde.

Temas como gestão de resíduos, gestão energética, ambientes saudáveis, consumo de água e alimentos são importantes para a compreensão da dinâmica das operações dos serviços de saúde.
No contexto de mudanças climáticas e de ocorrência de eventos climáticos extremos, como profissionais de saúde podem contribuir para que os sistemas de saúde sejam sustentáveis resilientes e promotores da saúde? Essa agenda contemporânea (Agenda 2030) deve ser inserida nas escolas de saúde ao redor do mundo. Isto já acontece, por exemplo, na escola de medicina de Havard, onde foi inserida uma disciplina para tratar da sustentabilidade na prática clínica em saúde. É a partir desse contexto que precisamos repensar a nossa prática clínica para um cuidado mais sustentável.

Dia(s): 23 mar 2023

Local: Auditório do Bloco N (CCS/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco N - Prédio do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21941-590

Período de inscrição: Não é necessária inscrição