Um Brinde à Ciência: um Festival que Vai Levar o Cientista até Você

cartaz_pint_rio

Pesquisadores vão a restaurantes, cafés e bares conversar sobre ciência em 12 países, nos dias 23, 24 e 25 de maio: é o Pint of Science, evento que vai mobilizar três bares no Rio: no Leblon, Lapa e Botafogo!

A ciência vai invadir restaurantes e bares de sete cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio. Serão três noites para brindar à curiosidade humana e ao conhecimento científico durante o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que acontecerá este ano no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Dourados (MS), Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo (SP). O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em mais 11 países.

No Brasil, o evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br.

Da Inglaterra para o mundo

A primeira edição do Pint of Science aconteceu na Inglaterra em maio de 2013, um ano depois de Michael Motskin e Praveen Paul, pesquisadores do Imperial College London, terem aberto seus laboratórios para receber pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla. A experiência de convidá-los para conhecer as pesquisas que realizavam foi tão inspiradora que os dois decidiram propor um evento em que os pesquisadores saíssem de seus laboratórios para conversar diretamente com o público em geral. Nasceu, assim, o Pint of Science.

A iniciativa foi se espalhando para outros países e, em 2015, ocorreu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Carlos. Em 2016, voluntários das sete cidades brasileiras que abrigarão o festival abraçaram a ideia e hoje contam com o apoio de várias instituições. Em âmbito nacional, a Elsevier e o Rio Quente Resorts estão apoiando o Pint of Science.

Além do Brasil, os outros países que vão participar da iniciativa nos mesmos dias são África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália. Nas três noites do festival, uma rede global com mais de 100 cidades será construída especialmente para brindar a ciência.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PINT OF SCIENCE RIO, SEMPRE DAS 19:30 ÀS 22H!

2ª feira – 23 de maio – Bar Desacato, Leblon Rua Conde Bernadotte, 26 – Loja A – Leblon.

O físico LUIZ ALBERTO OLIVEIRA, que também é curador geral do Museu do Amanhã, e a diretora do Laboratório de Atividades do Museu MARCELA SABINO vão conversar com o público sobre O MUNDO DEPOIS DO SILÍCIO. Como assim? Porque ao longo do século XX, o domínio das propriedades semicondutoras do silício iniciou um processo de miniaturização dos componentes dos objetos técnicos que gerou consequências e criou facilidades que hoje compartilhamos. Mas o século XXI está sendo marcado por inovações com um potencial ainda mais impactante: o grafeno e outras variantes do carbono, a fotônica, os chips quânticos, substratos líquidos, bioartefatos…Venha explorar o mundo que vem depois do silício tomando uma cerveja ou uma limonada com os cientistas!

3ª feira – 24 de maio – Bar do Ernesto, Lapa Rua da Lapa, 41, Centro – ao lado da Sala Cecília Meireles

O tema é o VÍRUS DA ZIKA, CHEIO DE SEGREDOS… Descoberto há 70 anos na floresta de Zika, em Uganda, o vírus Zika era considerado um primo inofensivo dos vírus da dengue e da febre amarela, pertencentes à mesma família do flavivírus e transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A história mudou quando, no ano passado, descobriu-se no Brasil a associação do vírus Zika com a microcefalia, causada por infecção durante a gestação. Cientistas brasileiros e de todo o mundo passaram a trabalhar dia e noite para derrotar esse vilão. Venha tomar sua cerveja ou limonada e saber mais, conversando com os cientistas JERSON LIMA, MARIO SILVA-NETO e RODRIGO BRINDEIRO, pesquisadores da UFRJ e especialistas no tema!

4ª feira – 25 de maio – Espaço Cultural Olho da Rua, Botafogo Rua Bambina, 6 – quase esquina com Marquês de Olinda

Você vai ter a oportunidade de tomar uma cerveja ou uma limonada com os neurocientistas STEVENS REHEN, FERNANDA TOVAR-MOLL e ROGERIO PANIZZUTTI sobre um assunto incrível: COMO AS TECNOLOGIAS ESTÃO RECONFIGURANDO NOSSOS CÉREBROS! Sim, porque o cérebro é um órgão incrível. Novas tecnologias têm permitido visualizá-lo de uma maneira ainda mais espetacular, revelando surpresas sobre como os neurônios se comunicam, sobre saúde e doença. Essas novas tecnologias estão também subvertendo a evolução e reconfigurando nossas conexões cerebrais. Venha conversar com os cientistas sobre como será o cérebro pós tablets e smartphones!

Nossa página no Facebook: https://goo.gl/hQGZXO

PARTICIPE! VAI SER MUITO LEGAL!

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 23/05/2016 - 25/05/2016
Horário: 19:30 - 22:00

Local: Espaço Cultural Olho da Rua
Rua Bambina, 6, Botafogo.
Rio de Janeiro - RJ CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito.
Período de inscrição:Não foi informado
Site: http://www.pintofscience.com.br/.
Instituição responsável: ELSEVIER
Email do organizador:nataliapasternak@gmail.com.
Telefone de contato: (11) 9 8752-6048.

Comments are closed.