Uma teoria do romance na teoria do filme de Siegfried Kracauer

Conferências

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da próxima palestra do Ciclo de Crítica e Romance. Promovido pelo Departamento de Letras Anglo-Germânicas numa parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, todos os meses o Ciclo recebe pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir questões teóricas, comparatistas, composicionais, históricas e historiográficas do romance, num exercício continuado de reflexão e escrutínio dos procedimentos de apreensão, análise e interpretação do gênero novelístico.

No dia 29/09/2021, o Ciclo recebe Danielle Corpas, que ministrará a conferência: “Uma teoria do romance na teoria do filme de Siegfried Kracauer”.

Corpas discutirá a presença da literatura na teoria do filme de Siegfried Kracauer, tradicionalmente lido no mundo anglófono como crítico e teórico do cinema, a partir do celebrado De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão (1947) e do polêmico Theory of Film: the Redemption of Physical Reality (1960). Analisará como a obra multifacetada de Kracauer inclui também romances e crítica de literatura, e como seu pensamento sobre o cinema passa pelo diálogo com a tradição literária, em especial o romance moderno.

Professora Associada de Teoria Literária no Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Corpas escreveu e publicou diversos artigos sobre as relações entre forma estética e processo social na prosa de ficção, no ensaísmo e no cinema, dentre os quais destacamos: Os jagunços somos nós: visões do Brasil na crítica de Grande sertão: veredas (Campinas: Mercado de Livros, 2015) e Armas & Letras e outros ensaios sobre Guimarães Rosa (Rio de Janeiro: Desalinho, 2019).

A conferência da Professora Corpas ocorrerá no dia 29/09/2021, às 16h00, e será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ:
https://www.youtube.com/watch?v=ej0YAzpyobE.

Detalhes do evento:

Dia(s): 29 set
Horário: 16h00 - 18h00

Local:
Online: Crítica e romance: Uma teoria do romance na teoria do filme de Siegfried Kracauer

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não há
Site: https://www.youtube.com/watch?v=ej0YAzpyobE
Instituição responsável: Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ
Email do organizador: bezerracass@letras.ufrj.br
Telefone de contato: (17) 98184-1573