Universidade das Quebradas abre inscrições para 2019

PROGRAMA ESPECIAL DEZ ANOS DA UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS 2019.1

INSCRIÇÕES ABERTAS

Dez anos da Universidade das Quebradas (UQ), Dez anos cartografando desejos e potências, Dez anos provocando o diálogo entre o conhecimento das Periferias e a Academia.

Você é artista, ativista cultural ou atua em movimentos sociais engajado com a (ou na) periferia? Então venha para a Universidade das Quebradas (UQ) – Laboratório de Tecnologias Sociais da UFRJ e seja protagonista do encontro entre o conhecimento da Periferia e a Academia.

A UQ é um curso de extensão GRATUITO e presencial, com 80 vagas, sem burocracias de acesso e com uma única exigência: engajamento com as ou nas periferias do Rio de Janeiro.

Nesta edição de 2019, em comemoração ao aniversário de Dez Anos, a Universidade das Quebradas lança seu Programa de Residência Artística e Social, que será um espaço de inventividade crítica e de diálogo, com a missão de produzir ações propositivas nos âmbitos artísticos, culturais e políticos, entre os participantes que terão a oportunidade de travar contatos com artistas, pesquisadores, educadores, ativistas, e com diversos coletivos do RJ. Além disso, as aulas e atividades do Programa Universidade das Quebradas serão interpretadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), permitindo que a Comunidade Surda possa participar do curso.

Aos Candidatos interessados em participar da UQ 2019.1 segue abaixo o cronograma do processo seletivo:

• Inscrições até 08 março

• Resultado Preliminar: 12 março (previsão)

• Entrevistas: de 13 a 15 março (previsão)

• Resultado Final: 18 março (previsão)

ATENÇÃO

• O resultado Preliminar e a data/horário/local para a entrevista serão divulgados, prioritariamente, por e-mail e/ou WhatsApp.
  • As aulas de 2019.1 serão (sempre) às terças-feiras, de 10h às 18h, a princípio, no Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5, Centro – RJ), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS da UFRJ (Largo de São Francisco de Paula, 01, Centro – RJ) e para 2019.2 há previsão de aulas na Faculdade de Letras da UFRJ (av. Horácio Macedo 2151 – Ilha do Fundão – RJ).

Calendário UQ – 2019.1

• Início das aulas: 02 abril (a confirmar)
  • Término das aulas: 25 junho (previsão)

Critérios para certificação