XIII Curso de Segurança de Acervos Culturais do Mast

acervos culturais

O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece o XIII Curso de Segurança de Acervos Culturais em maio de 2015. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional. Em 2011, o curso foi reestruturado e concentrou as disciplinas sobre segurança, as disciplinas que abordam a preservação serão ministradas no Curso de Preservação de Acervos que acontecerá no segundo semestre de 2015.
Objetivos:
– Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;
– Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;
– Incentivar estudos na área de segurança de bens culturais.
Público alvo
Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.
Coordenação de Documentação e Arquivo
Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST
Carga horária:
40 h/aula (teórica e prática) em regime de tempo integral (8h/dia).
Pré-requisito:
2º Grau Completo
Inscrições:
02 de março a 08 de maio de 2015
As inscrições poderão ser feitas através do site do MAST enviando a ficha de inscrição juntamente com uma cópia do comprovante de pagamento realizado. O envio deverá ser via fax para o número (21) 3514-5271 ou via e-mail cda@mast.br, com o assunto: Inscrição – Curso de Segurança.
O pagamento deverá ser feito por meio de depósito bancário em favor de:
Associação Cultural Espaço Carioca
CNPJ: 16.714.695/0001-03
Banco: CEF / Agência: 0210 – 003 / C/C: 00000888-1
Investimento:
R$ 250,00 – profissional
R$ 125,00 – estudante

Outras informações poderão ser obtidas em:
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Coordenação de Documentação e Arquivo
Contato: Vânia Rodrigues
Telefones: 21 3514-5270 ou fax 21 3514-5271