Cartografias da Civilização – 2ª Edição

A região amazônica, fartamente encenada nos hoje sofisticados meios de comunicação, finalmente impõe-se, com sua força e exuberância, ao imaginário das populações “centrais” no Brasil. Ao encararem as sociabilidades amazônicas, outrora “periféricas”, estas populações “centrais” percebem com surpresa que se encontram diante de uma grandeza que nunca coube no discurso monoglota de uma civilização brasileira, mas que antes encerra uma realidade multicultural, multilinguística, e, por conseguinte, multicivilizatória e policêntrica, ainda que encerrada em um único território nacional, o brasileiro.

O colóquio “Cartografias da civilização” reúne professores que têm consciência plena desse processo de mudanças simbólicas e linguísticas, e que se dispõem ao debate de algumas de suas causas profundas, e de muitas de suas consequências discursivas.

Temos a expectativa que esta discussão sirva de norte inicial para que docentes, estudantes e comunidade envolvidos em sua organização e realização promovam a partir de agora, de forma sistemática e fortalecida, a cooperação e o intercâmbio acadêmicos entre instituições da Região Norte e Centro-Oeste e Sudeste em nossos campos disciplinares específicos e interdisciplinares de forma ampla.

Sua presença é indispensável. Inscreva-se!

Nota: Participantes inscritos receberão certificado válido para AACC.

Dia(s): 06/06/2017 - 08/06/2017

Local: Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório E-1
Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Rio de Janeiro - RJ CEP

Valor: Estudantes Graduação: R$ 10,00