Cultura e desenvolvimento: lições de Celso Furtado

Cursos e Aulas

A exposição apresentará em especial dois conceitos de Furtado, a saber, poder econômico e ruptura no plano da racionalidade, utilizados na atualização da teoria marxista da comunicação produzida por Bolaño nos anos 1990, a partir da qual se pode desenvolver um diálogo com outras escolas de pensamento latino-americano do campo da comunicação, como as teorias da dependência ou do imperialismo cultural, os estudos culturais latino-americanos, ou o pensamento decolonial.

09 ago 2022 – ter – 16h

#12 Aula – Cultura e desenvolvimento: lições de Celso Furtado

Cátedra Álvaro Vieira Pinto – Disciplina Stricto Sensu – Capitalismo de Plataformas: Financeirização e Apropriação da Cultura, do Conhecimento, das Comunicações

Transmissão:
Canal do Fórum UFRJ no YouTube

Convidado:
Cesar Bolaño – Professor titular aposentado da Universidade Federal de Sergipe, Ex-presidente da Associação Latinoamericana de pesquisadores da comunicação (ALAIC). Diretor da Revista EPTIC. Coordenador do GT EPICC do Colegio Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).

Coordenação:
Marcos Dantas – Escola de Comunicação ECO-UFRJ e Titular da Cátedra Álvaro Vieira Pinto CBAE-UFRJ.

Dia(s): 9 ago 2022

Local:

Online: Canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube

Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: https://forum.ufrj.br/
Instituição responsável: Fórum de Ciência e Cultura