O papel da biblioteca na escrita científica

Debates e Encontros

Para conversar sobre “O papel da biblioteca na escrita científica” o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe no dia 16 de setembro, às 14 horas, Marina Macambyra, chefe do Serviço de Atendimento e Circulação e coordenadora do Programa de Treinamentos da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), instituição onde atua há quase 40 anos. Macambyra trabalha na documentação audiovisual com a organização de coleções de filmes, imagens fixas e documentos musicais.

O foco dos serviços das bibliotecas nas universidades, que por anos foi o gerenciamento e acesso a recursos bibliográficos, está se voltando para as oportunidades em torno da produção e disseminação da pesquisa acadêmica. No entanto, ainda não existe uma estrutura institucional que ajude a compreender essa transição ou os benefícios oferecidos aos alunos.

Neste encontro do Clube da Escrita, a ideia é entender a proposta de um novo modelo no qual os bibliotecários ampliem sua atuação dentro do ciclo da escrita científica e se tornem influentes num ambiente que permitirá a colaboração direta com pesquisadores e professores.
A mediação será realizada por Moreno Barros, Bibliotecário do Serviço de Referência da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Dia(s): 16 set 2021

Local: