“Zika, Globalização e Doenças Negligenciadas”, no CCS/ UFRJ

É com imensa felicidade que a Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFaC-UFRJ) anuncia o primeiro ciclo de atividades do ano, o Ciclo ZIKA!

LASFAC

A LASFaC nasceu do esforço de amigos de períodos baixos (M3 e M4, principalmente), quando foi criada em julho de 2014, e da visão de propor uma nova perspectiva de se pensar a saúde num ambiente tradicional e engessado, quando muito pouco se discutia na faculdade questões com forte peso social. Sob orientação da professora Valéria Romano, a Liga inaugurou com o ciclo Saúde da Mulher, depois com o ciclo Saúde Mental e por último o ciclo Opressões.

Decidimos trazer a Zika, pois é um grande tema urgente, mas tão pouco abordado ainda nas nossas salas de aulas. Para inaugurar o ciclo, temos o prazer de receber o Professor Roberto Medronho, Professor e Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, atuante principalmente na área de Saúde Coletiva, que abordará o tema Doenças Negligenciadas e Globalização.

Doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas e prevalecem entre populações pobres da America Latina, África e Ásia. Medidas de prevenção e de tratamentos são conhecidas e em alguns casos relativamente baratas, porém não estão disponíveis em regiões mais pobres do mundo. Embora sejam doenças tratáveis e curáveis, são principais causas de morbidade e mortalidade no globo. Demandam urgentemente de inovação em métodos de diagnóstico e tratamentos, porém recebem baixo investimento em pesquisas, em parte por afetarem população de baixa renda e por isso não trazerem retorno financeiro a indústrias farmacêuticas. Muita injustiça, desrespeito e abuso, junto.

Bem, a notícia boa é que estamos nos mobilizando. E tem muita gente boa desse lado. Querendo fazer diferente. Nós fazemos parte de uma geração que quer dar visibilidade a realidades que não podem mais permanecer negligenciadas. E como disse J. Krishnamurti, “Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade profundamente doente”.

Contamos com a presença de todas e todos e que esse aprendizado nos ajude a praticar uma medicina transformadora!

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 09/06/2016
Horário: 12:00 - 13:00

Local: Centro de Ciências da Saúde - Auditório do ICB
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco "F", Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Rio de Janeiro - RJ CEP 21944-970

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não há inscrição.
Site: https://www.facebook.com/events/1600287496948997/.
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.